A ORDENAÇÃO DA MARCA EVIDENCIAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA EM EDITORIAIS
Resumo
Este trabalho faz parte do Projeto de Pesquisa “A Evidencialidade em textos jornalísticos: uma análise funcionalista em língua espanhola”, coordenado pela profa. Dra. Nadja Paulino Pessoa Prata (DLE), e tem como objetivo investigar, sob a perspectiva funcionalista, a incidência da evidencialidade na língua espanhola, no contexto do gênero textual 'editorial'. A "evidencialidade" é uma categoria que diz respeito à fonte, o que nos faz relacioná-la diretamente com o discurso jornalístico. No editorial, sua principal função é mostrar a opinião do grupo ou do editor sobre um determinado assunto, normalmente, atual e que tenha relevância para a sociedade. Partindo de uma perspectiva funcionalista, descrevemos o uso dos evidenciais considerando um aspecto do nível morfossintático, especificamente, a ordenação da marca evidencial. Para a construção do corpus, foi realizada uma coleta nos dois mais lidos jornais com divulgação on-line, segundo a Associação para a Investigação de Meios de Comunicação (AIMC, fev./nov. 2015). Em seguida, foi feita a leitura dos textos e foram extraídas as ocorrências para a análise qualitativa da categoria. Ao fazer uma análise preliminar, acreditamos que a ordenação da marca evidencial parece algo importante para credibilidade do que se diz, pois o editor marca a fonte da informação, aparentemente por ordem de importância ou de credibilidade, normalmente trazendo primeiro a fonte e depois a marca e a informação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Jeronimo, J. da S., & Pessoa Prata, N. P. (2017). A ORDENAÇÃO DA MARCA EVIDENCIAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA EM EDITORIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4863. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29887
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.