ABORDAGEM PIKLER: CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto que estuda uma experiência desenvolvida no Instituto Lóczy, atualmente, Instituto Emmi Pikler, com o intuito de explanar e levar a público a Abordagem Pikler, que versa sobre os cuidados com os bebês de 0 a 3 anos, que, apesar da visão inovadora e da grande importância em termos de desenvolvimento infantil, ainda é pouco disseminada entre os educadores da educação infantil. Esta abordagem surgiu a partir da experiência do Instituto Lóczy, em Budapeste, dirigida pela pediatra Emmi Pikler, que, por meio de observação de centenas de bebês e crianças pequenas, das suas experiências profissionais e pesquisas trouxe um novo olhar para as crianças bem pequenas, sendo vistas como ativas e competentes desde o nascimento. O projeto tem como suporte teórico autores FALK (2011;2013); TARDOS (2011;2013). No olhar das estudiosas é fundamental que a criança esteja cercada de cuidados adequados e num ambiente organizado com ferramentas favoráveis e seguras para que conquiste o seu desenvolvimento. Tal abordagem tem como princípios a valorização da atividade autônoma do bebê e a importância do estabelecimento de relações estáveis, contínuas, entre a criança e um número restrito de adultos. A metodologia utilizada no projeto foi a leitura de livros seguida de discussão em um grupo de estudos com coordenadoras e professoras da rede municipal de ensino de Fortaleza. Concomitante, houve a participação no grupo de estudos de pesquisa em educação no intuito de preparar para a aplicação dos conceitos estudados na organização de um trabalho cientifico. Também foram realizadas visitas de campo em creches do município, a fim de observar e fazer uma relação com a abordagem. O estudo da abordagem, aliado as observações possibilitaram uma sensibilização e uma reflexão teórico-prática sobre a importância dos cuidados para o desenvolvimento infantil.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nogueira, I. da S., Santos da Silva, N., Marques, P. D., & Soares, C. F. (2017). ABORDAGEM PIKLER: CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4874. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29898
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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