ACESSIBILIDADE EM JOGOS ANALÓGICOS
Resumo
O aumento da popularidade dos jogos analógicos (de tabuleiro, cartas etc.) possibilitou a presença destes no cotidiano de diversos indivíduos, principalmente no momento de lazer. Entretanto, muitos desses jogos possuem barreiras de acessibilidade, fazendo com que alguns grupos de pessoas sejam impossibilitadas de usufruir desses jogos, como as pessoas com limitação visual. O projeto de Acessibilidade em Jogos Analógicos tem como principal objetivo a adaptação de jogos para pessoas com limitação visual como não videntes, com baixa visão ou daltônicos, que as impossibilite de entender e realizar as ações do jogo. A ideia é que todos possam participar de uma partida sem que haja restrições ou diferenças entre os participantes, fazendo com que todos estejam em uma mesmo nível de competitividade. Isso mostra que o projeto não almeja apenas elaborar jogos para esse público, e sim fazer com que possam jogar com qualquer outra pessoa, incluindo aqueles que não possuem limitações visuais, fazendo com que os jogos sejam mais sociáveis. Pretende-se propiciar uma autonomia maior para esse público nesses jogos, dispensando assim a necessidade de terceiros para que o indivíduo consiga jogar. O projeto busca adaptar jogos sem que perca o objetivo real do mesmo, podendo alterar as peças, estrutura, e até mesmo algumas regras para que fique mais acessível para daltônicos, não videntes e indivíduos com baixa visão. Uma vez que as adaptações forem realizadas no jogo, será produzido um protótipo do mesmo para que possa ser testado com o público a fim de obter feedback sobre a adaptação e possíveis melhorias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vieira, T. de S., Bezerra, J. A., Pereira dos Santos, M., & Mendonca Junior, G. M. (2017). ACESSIBILIDADE EM JOGOS ANALÓGICOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4875. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29899
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.