ADESÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE A HIGIENE DAS MÃOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Abstract
A prática da higiene das mãos é algo de extrema importância em Unidades de Terapia Intensiva, pois elas constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Essa medida é fundamental para a segurança e qualidade do atendimento, visando a prevenção e a redução das infecções relacionadas à assistência. Segundo a literatura, o percentual de adesão dos profissionais é menor que 50% e para que haja um progresso nessa porcentagem, é necessário que a promoção da higienização das mãos seja feita a partir de estratégias multimodais. Dentre elas, destaca-se a monitorizarão sistemática das práticas relativas a este procedimento para identificar as oportunidades de melhorias. O presente estudo teve com objetivo avaliar a taxa de adesão dos profissionais da saúde à pratica de higienização das mãos. Foi realizado nas Unidades de Terapia Intensiva de um hospital universitário durante o mês de janeiro a junho de 2017 através do formulário de observação da adesão da higiene das mãos da Anvisa. O instrumento nos permite avaliar a taxa de adesão por unidades e por categorias profissionais nos 5 momentos para a higiene das mãos definidos pela Organização Mundial de Saúde. A taxa de adesão dos profissionais nos meses de janeiro e fevereiro foi de 53,16%, março e abril de 53,96% e os meses de maio e junho apresentaram um aumento significativo para 64,78%. Concluímos que os resultados obtidos foram satisfatórios, segundo os critérios de avaliação da Campanha Nacional de Higiene das Mãos e relacionamos que o aumento da taxa de adesão nos meses de maio e junho foi, possivelmente, devido a ampla campanha do dia mundial da higiene das mãos promovida na instituição de saúde nesse período através das estratégias multimodais como: teatro itinerante nas unidades, capacitação, distribuição de álcool gel e lembretes no local de trabalho. Essas ações visam sensibilizar e empoderar os profissionais à adesão às boas práticas da higienização das mãosDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Teixeira, L. G., & Carvalhedo Fragoso, L. V. (2017). ADESÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE A HIGIENE DAS MÃOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4882. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29906
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.