ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO EMPREGADA POR DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO PARFOR/UFC
Abstract
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a metodologia de ensino empregada por docentes no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no contexto sociogeográfico das 19 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES) que o Programa atua. O PARFOR é um dos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que objetiva induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela LDB, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da educação básica no País. No caso deste trabalho, serão analisados os programas das disciplinas do curso de licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UFC, que variam de acordo com as necessidades e as realidades dos cerca de 625 discentes matriculados. Serão enfocadas as estratégias metodológicas e de avaliação das disciplinas ministradas no primeiro semestre. Para a sua elaboração, foram realizadas pesquisas, via internet, nos planos de ensino dos professores das diferentes CREDES do PARFOR no Ceará. Durante a pesquisa, analisamos as estratégias utilizadas pelos professores das CREDES de Fortaleza, Crato e Iguatu. Comparamos seus pontos em comum, suas divergências e as bibliografias indicadas. De acordo com análises semelhantes realizadas por Amapá (2013), a prática da docência, de acordo com a região a ser exercida, pode influenciar na permanência dos discentes no Programa; a interação entre a vida pessoal dos alunos e a produção do conhecimento se torna um fator importante para a formação profissional dos discentes. Tendo isso em vista, os métodos de ensino empregados pelos professores que atuam no PARFOR precisam variar de acordo com a CREDE em que a turma se insere. Além disso, o material didático a ser utilizado deve atender as exigências da legislação e adequar-se às demandas dos discentes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Arcelino Guedes, P. J., & Cruz, R. C. de A. (2017). ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO EMPREGADA POR DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO PARFOR/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4885. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29909
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.