APLICAÇÃO DO 5S COMO SUBSÍDIO A PRESERVAÇÃO DE ACERVOS HISTÓRICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Jose Danilo Martins Vieira
  • Roberto Moreira Chaves

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de aplicação do procedimento 5S no Núcleo de Documentação Cultural – NUDOC/UFC através do Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC. O procedimento 5S, que surgiu no Japão durante a reconstrução do país depois da Segunda Guerra Mundial, consiste na utilização de cinco sensos: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seisou (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina) e visa mudanças simples relativas a esses quesitos na rotina das pessoas e do espaço utilizado que impliquem em uma melhoria continua na qualidade das atividades realizadas no ambiente em questão. Durante a execução do projeto Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC, em sua etapa de mapeamento de dez riscos genéricos (força física, criminosa, fogo, água, pragas, poluentes, luz e radiação UV e IR, temperatura incorreta, unidade relativa incorreta e dissociação), evidenciou a necessidade da aplicação de um sistema eficaz em retardar e conter a degradação de documentos, a ocorrência de acidentes e as possíveis ameaças à saúde do quadro pessoal que atuam diretamente com estes acervos, dentre outros. A cada um dos possíveis riscos foi associado um ou dois sensos específicos para que fosse possível evitar, bloquear, detectar e responder às suas respectivas causas. O trabalho de pesquisa teve inicio no mês de julho e prevê a continuidade das demais etapas desse projeto no ano de 2018 ainda sob a supervisão de técnicos e bolsistas do Laboratório de Conservação e Restauro – LACOR/UFC.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Martins Vieira, J. D., & Chaves, R. M. (2017). APLICAÇÃO DO 5S COMO SUBSÍDIO A PRESERVAÇÃO DE ACERVOS HISTÓRICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4907. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29931

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica