APOIO AO ESTUDANTE ESTRANGEIRO DE GRADUAÇÃO NA UFC PELO PEC-G
Resumo
A Universidade Federal do Ceará possui, hoje, diversos alunos estrangeiros em seus cursos de graduação, acolhidos por meios dos diversos convênios com instituições de ensino superior do mundo, fazendo com que a universidade seja referência no quesito internacionalização. Os estudantes estrangeiros ingressam na UFC tanto por programas de mobilidade livre, como por meio de programas específicos de mobilidade internacional, como por exemplo o Programa Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G, desenvolvido pelos ministérios de Relações Exteriores e da Educação em parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, que recebe estudantes de países africanos e latino-americanos para cursarem graduações na UFC. Os aluno selecionado pelo PEC-G é, preferencialmente, de idade entre 18 e 23 anos, deve atender os critérios pré-estabelecidos pelo programa e, após o término do curso, cumprir com o compromisso de regressar ao seu país de origem para contribuir na área que se graduou. Na UFC, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais – PROINTER, coordena esse programa, que hoje, possui 82 alunos matriculados nos cursos de graduação da universidade. Na PROINTER, os estudantes tem toda a assistência necessária, seja no processo de matrícula na UFC, como também ao longo da graduação, contando com oportunidades de bolsas, como Bolsa Mérito e Promisaes, para que os estudantes tenham condições de se manterem no curso e no Brasil. No entanto, os estudantes estrangeiros enfrentam algumas dificuldades em relação à sua adptação tanto no meio acadêmico quanto no social. Esse trabalho se propõe, portanto, a identificar as principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes, durante sua permanência na UFC.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Messias Pereira, J. E., & Lira Dias, M. M. (2017). APOIO AO ESTUDANTE ESTRANGEIRO DE GRADUAÇÃO NA UFC PELO PEC-G. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4910. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29934
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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