APRENDIZAGEM MÓVEL E COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSO DE SELEÇÃO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Lidya de Lima Monteiro
  • Clyslanya de Oliveira Vasconcelos
  • Antonia Taticlé Vieira Cassiano
  • Joyce da Silva Sousa
  • Cintia Arruda Lima
  • Jose Aires de Castro Filho

Resumo

Considerando o contexto tecnológico atual, no qual o uso das tecnologias móveis é crescente e a informação cada vez mais acessível, observamos que o processo de aprendizagem tem se voltado a cenários que transcendem os modelos tradicionais de ensino. Nesse contexto, caracteriza-se o projeto Aprendizagem Móvel e Colaborativa no Ensino Fundamental, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA/UFC), que visa disseminar o compartilhamento e utilização de recursos educacionais digitais (RED) livres, estimulando os professores a integrarem tecnologias móveis no currículo escolar. O presente trabalho busca relatar as atividades desenvolvidas no referido projeto, enfatizando sua relevância para o contexto educacional através da seleção de aplicativos educacionais para dispositivos móveis voltados ao ensino de Matemática no Ensino Fundamental. A primeira etapa do processo consistiu na busca e seleção de aplicativos que agregam contribuições pedagógicas e atendem aos descritores da matriz de referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As etapas subsequentes incluíram o teste e catalogação dos recursos selecionados numa planilha digital, onde foram inseridas as informações técnicas e pedagógicas relevantes de cada aplicativo. Atualmente, o projeto conta com mais de 90 aplicativos catalogados e em revisão. Posteriormente, o intuito é desenvolver um ambiente digital para disponibilização dos recursos catalogados e oferecer uma oficina para professores de escolas públicas, visando a validação do projeto. Por meio dessa iniciativa, pretende-se estimular a utilização dos aplicativos selecionados em dispositivos móveis variados, sob a perspectiva de possibilitar aos alunos a aprendizagem de conteúdos da disciplina de Matemática em ambientes além da escola, e ao professor um conjunto diversificado e sistemático de recursos que promovam a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Monteiro, L. de L., Vasconcelos, C. de O., Vieira Cassiano, A. T., Sousa, J. da S., Lima, C. A., & Filho, J. A. de C. (2017). APRENDIZAGEM MÓVEL E COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSO DE SELEÇÃO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4914. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29938

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica