APTIDÃO CLIMÁTICA DA CULTURA DO MILHO NO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
O milho (Zea mays L.), assim como a maioria das culturas econômicas, requer a interação de um conjunto de fatores edafoclimáticos apropriados ao seu bom desenvolvimento. No Brasil, pela sua continentalidade, observa-se que os fatores que afetam a estação de crescimento da cultura de milho variam com a região,a umidade do solo, a radiação solar e variações de temperatura e precipitação pluviométrica determinam o alcance de níveis ótimos para que a capacidade genética do milho plantado se expresse ao máximo (CRUZ et al., 2008). Na região Nordeste, a temperatura tem um papel de destaque sendo vasta a literatura mostrando o efeito da temperatura do ar e do solo no crescimento e desenvolvimento da cultura do milho. Portanto, conhecer o número de dias secos, considerados como sendo aqueles em que a precipitação é inferior a 5 mm, consecutivos é de muita importância na determinação da época de plantio e visando isso, o presente trabalho teve como objetivo determinar a aptidão climática da cultura do milho no estado do Ceará, a partir da análise geoestatística de uma série histórica de 20 anos com dados coletados dos 252 postos pluviométricos monitorados pela FUNCEME, e utilizando-se de ferramentas SIG (Sistema de Informações Geográficas) juntamente com as características edafoclimáticas e fisiológicas da cultura para elaboração de mapas de aptidão climática. Com este presente estudo espera-se determinar com base no regime pluviométrico e no comportamento climático quais são as áreas mais adequadas para o cultivo do milho em agricultura de sequeiro no estado do Ceará.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Uchoa Neto, F. A., Rodrigues, J. Q., Nogueira, D. B., Rodrigues de Almeida, A. V., Oliveira da Silva, A., & Oliveira da Silva, A. (2017). APTIDÃO CLIMÁTICA DA CULTURA DO MILHO NO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4918. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29942
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.