ASPECTOS TÉCNICOS E SOCIAIS DO ORQUIDÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O orquidário, utilizado pelo grupo de estudos em floricultura da Universidade Federal do Ceará, CEFLOR, foi fundado em 2013 pelo professor Roberto Takane do departamento de Fitotecnia na horta didática do centro de ciências agrárias e vem evoluindo ao longo dos anos. Apresentando uma vasta gama de plantas, o orquidário conta com uma maior parte de suculentas e cactáceas, plantas que se adaptam bem ao clima local. O grupo ainda visa a capacidade dessas plantas se adaptarem ao clima árido encontrado na região, por meio de testes com aplicação de água salina. Nas atividades cotidianas do grupo estão dispostas todas as etapas do ciclo de vida das plantas, atentando para as particularidades de cada tipo. Então é realizado desde o plantio das sementes, passando pelo cultivo em bandejas de células para posterior transplantio para vasos, além de práticas de adubação, poda, controle de pragas e eventualmente algum trabalho em canteiros. Nessas práticas relacionadas com o cultivo de plantas, destacam-se os processos de produção de fertilizante orgânico, o bokashi, e a esterilização do substrato utilizado, a fibra de coco, para evitar contaminantes. Ainda é realizada uma interação com a comunidade através de oficinas mensais, que tratam dos cuidados em um cultivo de determinado tipo de planta, havendo temas variados no contexto da fitotecnia. Com a realização das oficinas, além do compartilhamento do conhecimento sobre o cultivo, ainda são geradas doações de alimentos nao perecíveis para instituições beneficentes, com quilos de alimentos sendo cobrados na inscrição nas oficinas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Aragao da Ponte, E. J., Rodrigues, A. M. dos S., Takane, R. J., & Takane, R. J. (2017). ASPECTOS TÉCNICOS E SOCIAIS DO ORQUIDÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4928. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29952
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.