ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E MICROBIOTA INTESTINAL POR MÉTODO DE ANÁLISE DE PCR EM TEMPO REAL
Resumo
Introdução: A depressão é caracterizada por distúrbios neurofisiológicos e acompanhada por um conjunto de alterações patológicas, carregando alto risco de morte e constituindo-se em um problema de saúde pública mundial segundo a Organização Mundial de Saúde. Estudos apontam que alterações na microbiota intestinal afetam diversas funções fisiológicas, incluindo comportamentos e funções do Sistema Nervoso Central (SNC) por meio do eixo microbiota-intestino-cérebro. Assim, é de grande relevância o estudo de associações entre depressão e microbiota intestinal devido ao seu grande potencial modulador das funções comportamentais. Objetivos: Analisar aspectos qualitativos e quantitativos e de diversidade ecológica da microbiota intestinal em um modelo murino de depressão, comparando-se grupos de animais. Metodologia: Amostras fecais de camundongos submetidos a um modelo estabelecido de depressão serão coletadas e processadas por técnica padronizada. O DNA extraído será quantificado e normalizado e a amplificação da região r16S do DNA bacteriano será realizada através de técnica de PCR em tempo real para quantificação relativa a nível filogenético. Os dados serão agrupados e analisados estatisticamente através do Programa Statistical Package Social Sciense (SPSS) e fundamentada na literatura sobre o tema. Resultados: Este método de análise de PCR em tempo real proverá de forma rápida dados essenciais para a quantificação relativa de comunidades bacterianas a nível de filo. Conclusão: É importante notar que diversos estudos sugerem que existem diversos desequilíbrios das comunidades bacterianas nos quadros depressivos, e que estes tendem a se acentuar durante os episódios agudos. Contudo, é muito valoroso e inovador nas minhas atividades como bolsista aprender esta técnica de análise que tem grande atuação em pesquisas científicas contribuindo para o meu conhecimento e avanço de estudos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Souza Torres, M. C., Barbosa, G. R., Gomes, N. S., & Miyajima, F. (2017). ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E MICROBIOTA INTESTINAL POR MÉTODO DE ANÁLISE DE PCR EM TEMPO REAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4929. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29953
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.