ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DA GEOGRAFIA

Autores

  • Evaldo Brenho Silva Magalhaes
  • Alexandre Queiroz Pereira

Resumo

Em meio a diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, a intenção de divulgação das atividades acadêmicas no mundo virtual fez com que a chefia tomasse a decisão de criar um portal na internet. No ano de 2010 foi então criado o site no domínio da universidade. O site tinha informações básicas do Curso de Geografia como corpo docente, laboratórios de pesquisa, trabalhos científicos de professores e eventos realizados pelo Departamento de modo geral. Porém, o portal foi se tornando obsoleto por falta de atualizações e manutenções que não acompanhavam as novas tecnologias da informação. Com esse problema houve a necessidade de encaminhar um projeto a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis, PRAE, que solicitava um bolsista de um curso de graduação que o possua ligação com o desenvolvimento de tecnologias de informação. Assim, o projeto de atualização tomou forma e tendo a análise do atual site como primeiro passo no processo, realizado no primeiro mês, e seguindo com a escolha da nova plataforma, que tem como requisitos: estética, praticidade, robustez e portabilidade. E a escolhida foi o Wordpress um CMS – Content Management System – muito utilizada no momento e que atende todos os requisitos. A continuidade se dá com o desenvolvimento de páginas layouts, banners, rodapés, links sociais e a manipulação postagens, de modo similar a um blog. Por fim, com o termino desse processo de desenvolvimento o Portal será um meio de interação do Departamento de Geografia da UFC com o público de modo geral que poderão conhecer o funcionamento, eventos, disciplinas, eventos e docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silva Magalhaes, E. B., & Pereira, A. Q. (2017). ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DA GEOGRAFIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4940. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29964

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica