ATUALIZAÇÃO, TABULAÇÃO E ANÁLISE DE BANCO DE DADOS DOS INDICADORES DE FARMÁCIA CLÍNICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE FORTALEZA COM FOCO NA MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS.

Autores

  • Anderson de Sousa Morais
  • Angela Maria Pita Tavares Luna
  • João Evangelista Holanda Neto
  • Marjorie Moreira Guedes
  • Milena Pontes Beserra Portela
  • Cinthya Cavalcante de Andrade

Resumo

INTRODUÇÃO: A farmácia clínica é a área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, visando otimizar a farmacoterapia, a promoção da saúde e prevenção de agravos. Indicadores são ferramentas de qualidade que permitem monitorar processos, estabelecer metas e medir seus resultados, propondo ações preventivas e corretivas para evidenciar a melhoria contínua na prestação dos serviços de assistência à saúde do paciente. OBJETIVOS:Demonstrar as atividades desenvolvidas pelo bolsista na atualização, tabulação do banco de dados, elaboração dos indicadores bem como, divulgá-los juntamente com a coordenação do serviço. METODOLOGIA:Foi utilizada como estratégia metodológica a descrição do processo de obtenção dos dados, seu registro no banco, a compilação e produção dos indicadores das Intervenções Farmacêuticas (IF) de maio a julho de 2017, para permitir a avaliação e análise crítica pela coordenação do serviço.RESULTADOS:as IF foram realizadas pelos farmacêuticos clínicos e registradas em formulário específico. Posteriormente um bolsista alimentou esses dados no Banco de Dados de IF (BDIF 2017) e realizou a tabulação dos mesmos, onde verificou-se que foram realizadas 850 IF, tendo 93,88% de aceitação.As IF foram realizadas nas unidades de clínica médica, de terapia intensiva clínica e pós operatória, nas clínicas médica e cirúrgicas.Com a análise dos indicadores observou-se a necessidade de padronização da coleta de dados, a adesão de todos os setores que realizam atividades clínicas, a implementação de ações de melhorias dos processos clínicos nas unidades assistenciais e o cumprimento de prazos para análise, divulgação dos indicadores e implantação de melhorias.CONCLUSÃO:as atividades de registro de dados no BDIF e tabulação, realizadas pelo bolsista permitiu a elaboração de indicadores de farmácia clínica sobre intervenções farmacêuticas, onde identificamos a necessidade de melhoria de processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Morais, A. de S., Pita Tavares Luna, A. M., Holanda Neto, J. E., Guedes, M. M., Beserra Portela, M. P., & Cavalcante de Andrade, C. (2017). ATUALIZAÇÃO, TABULAÇÃO E ANÁLISE DE BANCO DE DADOS DOS INDICADORES DE FARMÁCIA CLÍNICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE FORTALEZA COM FOCO NA MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4942. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29966

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica