ATUAÇÃO DE ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM UM LABORATÓRIO DE PESQUISA DO CURSO DE FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sthefanie Silva Sampaio
  • Amanda Diéssica Oliveira da Silva
  • Alanna Carla da Costa
  • Carlos Eduardo Menezes Viana
  • Maria de Fatima Oliveira

Resumo

O programa de bolsa de iniciação acadêmica visa auxiliar estudantes da Universidade Federal do Ceará que se encontra em situação socioeconômica desfavorável e que venha a afetar seu desempenho ou impedi-lo de dar continuidade ao curso, fornecendo-o auxílio de cunho financeiro e o alocando em projetos desenvolvidos pela Universidade. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência e atuação de uma estudante de Enfermagem em um laboratório de pesquisa do curso de Farmácia. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas no período de maio a agosto de 2017. A aluna de graduação do curso de Enfermagem acompanhou neste período todas as atividades que são desenvolvidas no laboratório. O laboratório conta com dois mestrandos do curso de Farmácia como profissional farmacêutico que realizam o atendimento aos pacientes com doença de Chagas. A aluna de Enfermagem participou auxiliando na coleta de amostras de sangue, edição e elaboração de planilhas, análise de hemogramas, agendamento de consultas médicas e participação ativa em auxiliar à médica infectologista responsável. O atendimento realizado visa buscar o diagnóstico de novos pacientes com a doença Chagas e seu tratamento com benzonidazol. Os procedimentos realizados que independem da quantidade de visitas anteriores incluem: aplicação de questionários acerca da qualidade de vida, conhecimento da doença, seus sintomas e resposta ao tratamento, coleta de sangue para realização de hemograma, verificação de peso, altura e Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão arterial, prescrição de Benzonidazol como forma de tratamento. Essas atividades mostram-se eficazes e satisfatórias aos clientes como participantes e também ao corpo discente e docente envolvido como mediadores de métodos que contribuem para a manutenção e reparo da saúde dessas pessoas, proporcionando atendimento de qualidade, acessível, além de levar conhecimento aos acompanhantes de pacientes idosos ou analfabetos.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sampaio, S. S., Oliveira da Silva, A. D., Carla da Costa, A., Menezes Viana, C. E., & Oliveira, M. de F. (2017). ATUAÇÃO DE ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM UM LABORATÓRIO DE PESQUISA DO CURSO DE FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4945. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29969

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica