AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DERIVADOS DO LAPACHOL FRENTE A ISOLADOS DE CANDIDA SPP. RESISTENTES AO FLUCONAZOL
Resumo
As infecções fúngicas oportunistas passaram a ter grande importância nas últimas décadas, por representarem um grave problema de saúde com elevadas taxas de morbidade e mortalidade. A candidíase é a infecção fúngica que tem sido mais documentada, esta é causada por um fungo do gênero Candida, sendo a Candida albicans a espécie que mais frequentemente provoca a infecção no ser humano. O número limitado de antifúngicos disponíveis no mercado quando comparado aos agentes antibacterianas, bem como o aumento da frequência de resistência de espécies de Candida, evidenciam a necessidade da busca por novas estratégias terapêuticas. Os produtos naturais ganham destaque, dentre eles os derivados do lapachol, nos quais inúmeros trabalhos já mostram suas diferentes atividades biológicas, incluindo antifúngica. Desse modo, o presente trabalho busca averiguar a atividade antifúngica da β- lapachona e da nor-β-lapachona (derivados do lapachol) frente a isolados de Candida spp. na sua forma planctônica e biofilme, que foram induzidas in vitro a resistência ao fluconazol. Para esse fim, os ensaios para avaliação do efeito antifúngico sobre células planctônicas foram realizados pelo método de microdiluição em caldo (M27-A3) e a avaliação do efeito antifúngico sobre biofilme formado pelo método de redução do sal de tetrazólio (MTT). Os resultados obtidos mostraram que tanto a nor-β-lapachona, como a β- lapachona, apresentam atividade antifúngica frente a Candida spp. resistente ao fluconazol.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva dos Santos, L., Oliveira, P. R. do N., & Nobre Junior, H. V. (2017). AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DERIVADOS DO LAPACHOL FRENTE A ISOLADOS DE CANDIDA SPP. RESISTENTES AO FLUCONAZOL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4955. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29979
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.