AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE AGUDA LETAL SOBRE A ESPÉCIE OREOCHROMIS NILOTICUS FRENTE A DOIS DESREGULADORES ENDÓCRINOS
Resumo
Estudos envolvendo os efeitos de compostos com potencial de desregulador endócrino têm recebido uma grande visibilidade, uma vez que estes micropoluentes são encontrados em estações de tratamento de esgoto. Estes compostos químicos são resultantes da atividade industrial, comercial e doméstica. Geralmente são encontrados em tratamento de esgoto e efluentes de grandes áreas urbanas. Diante disso, busca-se analisar suas consequências no meio ambiente tanto para as populações e comunidades dos organismos quanto para o homem. O objetivo da presente pesquisa é analisar a toxicidade aguda letal do 17 α-etinilestradiol (EE, sintético) e do estradiol (E, natural) sobre espécimes jovens de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). O estudo será desenvolvido no Laboratório de Recursos Aquáticos, do Departamento de Engenharia de Pesca, do Centro de Ciências Agrárias (LARAq/DEP/CCA), da UFC. Os testes serão baseados na Concentração Letal Inicial mediana [CL(I)50] que representa a concentração nominal da amostra que dá início ao ensaio, que causa a morte de 50% dos espécimes durante o tempo de exposição. CL(I)50 pode ser determinada por meio de métodos estatísticos, que sendo utilizado para amostras ambientais os valores devem ser expressos em porcentagem (%), e para amostras com concentração conhecida da substância em mg/L. A metodologia consiste na preparação de soluções-teste com concentração conhecida e a comparação dos resultados obtidos com um teste controle, sem a presença de EE e E. Serão estocados 5 peixes por aquário (unidade experimental) com volume aproximado de 1,5 L. A amostra analisada deve permanecer em temperatura constante. Já o oxigênio dissolvido (O2D) e o pH devem ser medidos até 24 horas. Ao final das análises registra-se os indivíduos mortos em cada solução-teste e mede-se o pH e O2D na maior e na menor diluição em que foram observados indivíduos mortos. O valor de toxicidade para peixes (FTp),é determinado pela contagem direta dos organismos mortos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pinto de Oliveira, A. C., Silva, G. R., Lima, A. G. da S., & Passos Neto, O. P. (2017). AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE AGUDA LETAL SOBRE A ESPÉCIE OREOCHROMIS NILOTICUS FRENTE A DOIS DESREGULADORES ENDÓCRINOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4963. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29987
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.