AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE COMPÓSITOS EXPERIMENTAIS COM NANOTUBOS DE HALOISITA INCORPORADOS COM TRICLOSAN ATRAVÉS DE PESO SECO.
Resumo
O presente trabalho objetiva avaliar o potencial antimicrobiano de duas resinas compostas experimentais incorporadas com 20% nanotubos de haloisita/triclosan (SS3 e SS5), utlizando uma resina composta experimental, sem a incorporação de nanotubos, como controle. Foram confeccionados quatro blocos com dimensões de 4x4x2mm (comprimento x largura x espessura) em cada grupo que, em seguida, foram esterilizados. Cepas de Streptococcus mutans UA159 (ATTCC) foram obtidas de colônias isoladas em placas de ágar sangue e foram inoculadas em TSB + yeast-extract+ 10% de glicose e incubadas por 18h a 37 ºC, 5% de CO2. O biofilme de S. mutans foi formado sob cada bloco de resina durante 5 dias (37 ºC em 5% de CO2). Após este período, foi realizada a coleta do biofilme e uma alíquota (0,2 ml) foi distribuída em eppendorfs (epp) pré-pesados a fim de se obter o peso seco. Colocou-se 0,6ml de álcool puro no epp pré-pesado. A solução foi centrifugada por 10 minutos, 10000 rpm a 4°C e o sobrenadante descartado, sendo então levado ao dessecador por 48 horas. Os dados foram submetidos à análise estatística e foram analisados por ANOVA unidirecional e pelo teste de Tukey (α = 5%). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p = 0,950) entre os grupos. Desta forma, pressupõe-se que o triclosan permanece aprisionado na matriz resinosa, sendo impedido de realizar sua ação antiplaca.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cesar Ferreira Lima, F. C., Rodrigues, N. S., Cunha, D. A., Vasconcelos Maia, A. T., & Saboia, V. de P. A. (2017). AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE COMPÓSITOS EXPERIMENTAIS COM NANOTUBOS DE HALOISITA INCORPORADOS COM TRICLOSAN ATRAVÉS DE PESO SECO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4975. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29999
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.