AVALIAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO SETOR DE IMPRENSA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DO CEARÁ.
Resumo
Introdução: durante a execução de suas funções específicas, os trabalhadores estão expostos a riscos que quando não minimizados, podem provocar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais como as Dermatoses, Pneumoconioses, Perda Auditiva Induzida por Ruído e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Dentre os riscos ambientais destacam-se: os físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente de trabalho. Objetivo: Analisar os riscos ambientais em um setor de imprensa universitária. Metodologia: Trata-se de um estudo investigativo, do tipo transversal, que será elaborado a partir das ações do projeto de extensão: Fisioterapia na promoção da saúde do trabalhador-PROERGON, no setor de imprensa de uma universidade pública no estado do Ceará. Para avaliar os riscos ambientais será utilizada a tabela de riscos contida na Norma regulamentadora 09, que versa sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. A partir da observação do local de trabalho e dos gestos ergonômicos dos trabalhadores, os riscos serão analisados. Resultados esperados: A partir da análise dos resultados espera-se uma maior compreensão dos riscos ambientais e adequação das ações do projeto de extensão para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nos trabalhadores da imprensa universitária. Considerações finais: a análise dos riscos ambientais poderá favorecer a elaboração de estratégias para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima de Oliveira, R., Ferreira, B. A., Maciel Neto, J. P., Lima, I. C., Collares, P. M., & Fragoso de Andrade, R. (2017). AVALIAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO SETOR DE IMPRENSA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4976. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30000
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.