AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO COMO MELHORA ACADÊMICA, NO CURSO DE ESTATÍSTICA.
Resumo
Segundo o que rege a Lei dos SINAES, a qual estabelece o processo de avaliação dos cursos de graduação, uma das exigências remete à Autoavaliação realizada internamente a partir das diretrizes estabelecidas pelo CPA – Comissão Própria de Avaliação da Instituição. O presente trabalho visa analisar estatisticamente os resultados obtidos nas avaliações realizadas nos períodos de 2015.1 a 2016.2, no curso de Estatística. Inicialmente foi elaborado um banco de dados utilizando planilha eletrônica a partir dos relatórios disponibilizados pela CPA e coordenação do referido curso, que estão no ambiente SIGAA em formato PDF. Nesta etapa utilizou-se o formulário que avalia os docentes nas diversas disciplinas. Observou-se inicialmente que em todos os períodos a grande maioria dos docentes que ministraram disciplinas para a Estatística obtiveram Autoavaliação e avaliação discente bastante significativas, tendo em média valores de, no mínimo, 4,5 em cada uma das quatro dimensões avaliadas, quais sejam: Planejamento Didático-Pedagógico; relacionamento e postura com os discentes; formas e uso de avaliação do aprendizado discente; e pontualidade e assiduidade. Procurar-se-á ainda identificar possíveis discrepância entre a autoavaliação docente e a avaliação discente em disciplinas e/ou docentes específicos, com objetivo de pontuar aspectos como a influência ou não da mudança de docentes nas disciplinas e se tal fato impacta positiva ou negativamente. Outro aspecto é a existência ou não de diferença entre os semestres de oferta das disciplinas e também em relação à natureza da disciplina, se obrigatório ou optativa/livre.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Kelly de Sousa, A., Leite, M. B. de P., Freitas Barreto, M. A., Batista, M. J., Azevedo Farias, R. B., & Barros Neto, J. F. (2017). AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO COMO MELHORA ACADÊMICA, NO CURSO DE ESTATÍSTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4980. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30004
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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