AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO CURSO DE ESTATÍSTICA

Autores

  • Maria Bianca de Paula Leite
  • Ana Kelly de Sousa
  • Maria Jacqueline Batista
  • Júlio Francisco Barros Neto
  • Rafael Bráz Azevedo Farias
  • Maria Jacqueline Batista

Resumo

A avaliação institucional deve buscar a participação responsável e efetiva da maioria egressos, discentes, servidores docentes e técnico-administrativos. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar estatisticamente os resultados obtidos nas avaliações realizadas (CPA – Comissão Própria de Avaliação da Instituição da UFC- Universidade Federal do Ceará) no período de 2016.2, no curso de Estatística. Inicialmente foi elaborado um banco de dados utilizando planilha eletrônica a partir dos relatórios disponibilizados pela CPA e coordenação do referido curso, que estão no ambiente SIGAA em formato PDF. Nesta etapa utilizou-se o formulário que avalia os docentes nas diversas disciplinas. Inicialmente, utilizando uma análise descritiva, observou-se que a grande maioria dos docentes que ministraram disciplinas para a Estatística obtiveram Autoavaliação e avaliação discente bastante significativas, nas quatro dimensões avaliadas, quais sejam: planejamento Didático-Pedagógico; relacionamento e postura com os discentes; formas e uso de avaliação do aprendizado discente; e pontualidade e assiduidade. Além disso, pretende-se identificar possíveis discrepância entre a autoavaliação docente e a avaliação discente em disciplinas e/ou docentes específicos, com objetivo de pontuar aspectos como a influência ou não da mudança de docentes nas disciplinas e se tal fato impacta positiva ou negativamente.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Leite, M. B. de P., Kelly de Sousa, A., Batista, M. J., Barros Neto, J. F., Azevedo Farias, R. B., & Batista, M. J. (2017). AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO CURSO DE ESTATÍSTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4981. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30005

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica