AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE ATLETAS MILITARES DE FORTALEZA - CEARÁ
Resumo
Introdução: Lesões musculoesqueléticas são endêmicas em populações militares, muitas dessas condições experimentadas estão relacionadas à participação em esportes, recreação e treinamento físico.1 Testes de triagem clínica de movimentos auxiliam na determinação do risco e direcionam o treinamento preventivo.2 Objetivo: Avaliar o desempenho de atletas policiais militares em testes funcionais para identificar associação com lesão prévia. Métodos: Um estudo transversal foi conduzido com 30 policiais atletas, onde foram obtidos dados antropométricos e dados objetivos como tempo de prática e lesões nos últimos 12 meses. Aplicou-se os testes funcionais: Y-Test; Lunge test; Hop Test (Simples, Triplo e Cronometrado) e amplitude de rotação interna de quadril. Os dados foram analisados com o test t independente considerando p≤0,05. Resultados: Na amostra avaliada, vinte e quatro (80%), apresentaram lesão nos últimos 12 meses, a média de idade foi 36,67 ± 5,71 anos, estatura de 176 ± 0,56 cm, massa corporal de 88,6 ± 12,17 kg e tempo de prática esportiva de 7,6 ± 7,0 meses. Todas as variáveis descritivas não apresentaram diferença significativa. Com relação a análise dos testes funcionais, apenas o Hop Test cronometrado apresentou diferença significativa (p = 0, 057), o que pode sugerir uma provável relação com especificidade de função e aptidão muscular. Conclusão: A taxa de prevalência de lesão musculoesquelética em atletas policiais militares foi de 80%, e o único teste funcional que apresentou diferença significativa de desempenho foi o salto cronometrado. Novos estudos com comparação de diferentes funções militares em testes funcionais poderão responder mais perguntas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vidal de Sousa, E. B., Almeida Leão, G. P., Ribeiro de Oliveira, R., & Lima, P. O. de P. (2017). AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE ATLETAS MILITARES DE FORTALEZA - CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4982. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30006
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.