AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DO OIIIPE – OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O OIIIPE é um projeto de pesquisa que pretende investigar contradições e perspectivas emergentes em propostas e experiências de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica desenvolvidas na formação de educadores em universidades nacionais e internacionais, por meio de variadas metodologias e de subprojetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos colaborativamente pelas universidades de Brasil, Chile, Cabo Verde, Espanha, México e Portugal sendo respeitadas as demandas regionais de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Configurando assim, uma rede de colaboração existente desde a criação do Observatório Internacional sobre as referidas temáticas, e firmada por acordos de cooperação. Compreendemos que a formação do professor na universidade requer práticas formativas inovadoras. Tais práticas são aqui compreendidas como aquelas que rompem com o paradigma da racionalidade técnica, baseada, entre outros aspectos, em lógica disciplinar e na pura transmissão de conhecimentos científicos. Na Universidade Federal do Ceará, nosso objetivo é levantar as concepções acerca dos conceitos de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica, mapear propostas de ação e experiências acerca destes conceitos em relação à formação de educadores e identificar dispositivos colonizadores nas relações que permeiam o cotidiano das referidas universidades. Diante disso, o presente trabalho pretende comunicar o processo de implementação do referido projeto na UFC, assim como seus resultados.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves de Sousa, M., Souza Santos, M. I., & Fonteles Filho, J. M. (2017). AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DO OIIIPE – OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4987. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30011
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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