AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO E PROMOÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS.
Resumo
A Química é uma área da ciência de difícil aprendizagem especialmente devido ao grande número de conceitos fundamentais para seu entendimento. Esta ciência faz parte do nosso dia a dia, pois está presente no nosso organismo, nas biomoléculas, nos diversos materiais e em suas transformações, entretanto o estudante nem sempre consegue perceber isso, principalmente quando não há uma estratégia de ensino-aprendizagem direcionada para o incentivo à percepção do mundo à sua volta. Para o estudante surdo é necessário o uso de metodologias que o envolvam e contribuam para o aprendizado. Neste sentido, este trabalho relata os resultados obtidos de pesquisas bibliográficas em diferentes bases de dados, entrevistas com profissionais das áreas, interação entre a escola e a Universidade, com o objetivo de coletar informações que contribuam para a elaboração de material didático, acessível aos alunos surdos e no planejamento de aulas voltadas a este público, agindo como facilitador do conhecimento. Participaram deste estudo estudantes de uma escola profissionalizante de ensino médio de Fortaleza, estudantes do Curso de Química e do Curso de Letras-Libras da UFC - Fortaleza, possibilitando a aquisição de novos conhecimentos relacionados à Química e suas aplicações e metodologias específicas de ensino-aprendizagem que possam ser aplicáveis diretamente à cultura surda em sua língua materna a LIBRAS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Teixeira de Amorim, L. J., Gomes Costa, J. F., Vieira de Sousa, F. A., Ribeiro de Oliveira, J. F., & Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, N. V. (2017). AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO E PROMOÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4989. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30013
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.