BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA.
Resumo
O Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica- BIA da Universidade Federal do Ceará, oferta bolsas para alunos de graduação, principalmente nos semestres iniciais, atuarem em setores vinculados às unidades acadêmicas e administrativas. As bolsas podem ser utilizadas em programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão ou diretorias de unidades acadêmicas, coordenações de cursos, chefias de departamento, entre outros. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a minha experiência como bolsista de iniciação acadêmica nos semestres iniciais da graduação do curso de Enfermagem/UFC. Desde inicio de maio de 2017 participo do Projeto Integrado em Saúde Cardiovascular (PAISC). Este Grupo de Pesquisa, com início em 1999, tem como finalidade desenvolver pesquisas e acompanhar a produção de conhecimento na área de enfermagem cardiovascular. É coordenado por uma professora do curso de enfermagem, e participam alunos de pós-graduação, de graduação e enfermeiros assistenciais. As reuniões científicas são semanais e os temas discutidos são planejados em torno do tema central do projeto. Esse primeiro contato é de suma importância para que o aluno comece a situar-se no ambiente acadêmico, como também a se habituar ao tripé que a Universidade oferece (ensino, pesquisa e extensão), representando uma experiência extra sala de aula importante para a vida acadêmica e para o currículo do aluno. Considero que essa experiência tem proporcionado aprendizado enriquecedor, o contato que tenho com alunos de semestres avançados e pós-graduados, está contribuindo na minha formação acadêmica e pessoal. As atividades realizadas nas reuniões me fazem responsável pela construção de um conhecimento coletivo, me induzindo a ter postura mais crítica e reflexiva diante das temáticas. A obtenção da BIA superou minhas expectativas, pois não melhorou apenas meu desempenho acadêmico, ela me iniciou no ambiente de pesquisa e extensão, amadurecendo minha postura e engrandecendo meus conhecimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Soares Barros, N. B., Marques, L., & Leite de Araujo, T. (2017). BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4996. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30020
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.