BOURDIEU E A SOCIOLOGIA DO ESPORTE: O CAMPO ESPORTIVO EM UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA
Resumo
O seguinte trabalho visa apresentar os estudos realizados dentro do Programa de Iniciação Acadêmica realizado no âmbito do Grupo de Estudos Psicossociais da Atividade Física e Esportes (GEPSAFE), ligado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Tem como objetivo enfatizar a importância dos conceitos trabalhados pelo sociólogo francês Pierre Bordieu, como a ideia de práxis, campo e habitus, onde podemos trabalhar com o campo esportivo em uma análise sociológica reflexiva, embora sabendo que as práticas esportivas não tenha sido o seu principal objeto de pesquisa, as análises sociológicas de Bordieu sobre este campo foram fundamentais para trabalhar com o campo esportivo impulsionando uma reflexão sobre o meio o qual permeia o esporte. Tanto as categorias sociológicas de sua obra, quanto seus postulados sobre as práticas esportivas consistem em ferramentas de análise social fundamentais no estudo do esporte contemporâneo. Sabendo que o campo esportivo é pouco explorado pela Sociologia, este trabalho tem tornado possível o contato com a multidisciplinaridade entre estas duas áreas de conhecimento, ocasionando em uma reflexão a respeito das práticas esportivas através de uma abordagem teórica, e como resultado disto, pode-se perceber o surgimento de questões interdisciplinares, como pensar o campo esportivo e suas relações com outros campos sociais e a importância do esporte para a área da sociologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira, L. da S., Nepomuceno, L. B., Ferreira de Assis, A. E., & Nepomuceno, L. B. (2017). BOURDIEU E A SOCIOLOGIA DO ESPORTE: O CAMPO ESPORTIVO EM UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4999. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30023
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.