CAPACITAÇÃO EM DANÇAS TRADICIONAIS – UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR.
Resumo
O Oré Anacã - Grupo de Dança Popular da UFC é um projeto artístico do Instituto de Educação Física e Esportes - IEFES, criado pelo Professor Marcos Antônio Almeida Campos, em 2011, na busca de valorizar e difundir as danças tradicionais brasileiras, principalmente as de influência étnica negra e indígena. O grupo perpassa por elementos da cultura brincante das danças tradicionais brasileiras e transfere isso para uma realidade de experimentação na lógica artística, proporcionando experimentações acerca da construção dos figurinos, das maquiagens, das concepções coreográficas, da prática da sociabilidade, e de ensino de danças tradicionais. O Oré Anacã- Grupo de Dança Popular da UFC possuiu um trabalho de pesquisa nos anos de 2013 e 2014 aprovado através de dois editais da Pró-Reitoria de Extensão do Ministério da Educação para realizar pesquisas referentes a festejos populares de influência negra e indígena nos próprios locais onde os festejos e as manifestações aconteciam. Resultante destas pesquisas o grupo realizou em 2014 uma capacitação em danças populares tradicionais para professores da rede pública e privada da cidade de Fortaleza. Reconhecendo a dança como meio cultural e como produção histórica e social e admitindo a importância do conhecimento em cultura popular brasileira na formação profissional multidisciplinar o Oré Anacã promoverá uma segunda capacitação em danças tradicionais para professores da rede de ensino e alunos de graduação no segundo semestre de 2017. O objetivo desse trabalho é apresentar a segunda capacitação em danças tradicionais, realizada pelo grupo Oré Anacã, desde sua organização até sua realização.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Maia, A. K. de S., & Almeida Campos, M. A. (2017). CAPACITAÇÃO EM DANÇAS TRADICIONAIS – UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5003. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30027
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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