CARACTERIZAÇÃO BIOLÓGICA DE ISOLADOS DE COWPEA APHID-BORNE MOSAIC PROVENIENTES DA CULTURA DO MARACUJAZEIRO
Resumo
O maracujazeiro é uma cultura de elevada importância econômica. Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial, porém sua produtividade é afetada por inúmeras doenças, dentre as quais, destacam-se as de etiologia viral pelas perdas provocadas e dificuldades no manejo. O Cowpea aphid-borne mosaic (CABMV) é considerado um vírus importante à cultura, em algumas vezes, inviabilizando seu plantio de forma comercial. Objetivou-se detectar e caracterizar biologicamente diferentes isolados virais de CABMV. Foram coletados isolados de três regiões produtoras, esses foram mantidos em casa de vegetação para estudos da gama de hospedeiros. Na caracterização biológica foram utilizadas cinco famílias botânicas e 20 espécies de plantas, com o intuito de verificar a sintomatologia, em especial a intensidade dos sintomas apresentados por estes isolados virais. O surgimento de sintomas foi acompanhado a partir do dia posterior às inoculações. As plantas foram mantidas em casa de vegetação por 30 dias e testadas 15 dias após a inoculação por “Plate trapped antigen enzyme linked immunosorbent assay” (PTA-ELISA) para confirmação da presença ou ausência do vírus. Aquelas que apresentaram valores negativos nos testes de PTA-ELISA, foram reinoculadas e retestadas 15 dias após a segunda inoculação. A caracterização biológica dos isolados virais mostrou-se útil na distinção entre eles, mediante estudos de sintomatologia em diferentes famílias botânicas compreendendo várias espécies e cultivares. Foram constatadas diferenças na intensidade dos sintomas entre os isolados virais, sobretudo em plantas de Nicotiana glutinosa, Chenopodium quinoa, C. amaranticolor e Passiflora edulis. O estudo de gama de hospedeiros foi eficaz na distinção entre os isolados virais de CABMV estudados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira Nascimento Junior, F. R., Ávila de Agrela, N. V., Chaves, V. G., & Rabelo Filho, F. de A. C. (2017). CARACTERIZAÇÃO BIOLÓGICA DE ISOLADOS DE COWPEA APHID-BORNE MOSAIC PROVENIENTES DA CULTURA DO MARACUJAZEIRO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5005. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30029
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.