CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE SOLOS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Autores

  • Igor Vieira de Araujo
  • Ryshardson Geovanne Pereira de Oliveira e Silva
  • Raul Shiso Toma
  • Raul Shiso Toma

Resumo

Conhecer os solos presentes em uma determinada região é de fundamental importância para saber a melhor forma de usar, manejar, e conservar este recurso extremamente precioso e não renovável. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento de diferentes classes de solos da região de Quixadá, Ceará. O trabalho foi desenvolvido na Fazenda Experimental Lavoura Seca, pertencente a Universidade Federal do Ceará (UFC), localizada na cidade de Quixadá, Ceará. Foram coletadas amostras deformadas de solos para a classificação, pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), nas profundidades de 0-20, 40-60 e 80-100 cm. Foram realizadas análises químicas, avaliando o teor de carbono orgânico, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, sódio, alumínio e hidrogênio mais alumínio, físicas (granulometria) e morfológica (cor do solo). Após os procedimentos analíticos, foram classificados e caracterizados os solos: NEOSSOLOS Litólicos, PLANOSSOLOS, LUVISSOLOS Crômicos, LUVISSOLOS Háplicos, ARGISSOLOS Vermelho-Amarelos, GLEISSOLOS, PLINTOSSOLOS Argilúvicos. Sendo os NEOSSOLOS solos jovens e pouco desenvolvidos; os LUVISSOLOS, ARGISSOLOS e os PLANOSSOLOS apresentam incremento de argila no horizonte subsuperficial; os GLEISSOLOS coloração acinzentada e os PLINTOSSOLOS a presença de plintita. No geral, com exceção dos NEOSSOLOS Litólicos, os solos encontrados na região estudada apresentam potencial para o uso na agricultura por apresentar características físicas e/ou químicas adequadas.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Vieira de Araujo, I., Pereira de Oliveira e Silva, R. G., Toma, R. S., & Toma, R. S. (2017). CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE SOLOS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5007. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30031

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica