CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS
Resumo
O acesso a uma educação de qualidade para as crianças menores de seis anos, sempre foi algo dificultoso e fonte de lutas constantes. A ampliação ao acesso de creches e pré-escolas deu-se por processos sociais que buscavam políticas públicas voltadas para a inserção dessas crianças no ambiente escolar. Embora o acesso a Educação Infantil tenha avançado, surge o questionamento acerca da qualidade de ensino e estrutura dessas creches e pré-escolas, principalmente as públicas, que dependem de iniciativas do Estado para dar seguimento às práticas pedagógicas, além de questões de reformas estruturais que se adéqüem aos padrões de qualidade exigidos pelo MEC. Nesse contexto o projeto tem como objetivo analisar a concepção das professoras de uma instituição federal de Educação Infantil quanto o uso dos instrumentos ITERS (Infant/Toddler Environment Rating Scale) e ECERS ( Early Childhood Enverionment Rating Scale), que avaliam a qualidade das creches e pré-escolas, além de buscar analisar se de fato esse método avaliativo cabe no contexto da Educação Infantil em nosso país, tendo em vista que por ser um método estrangeiro, possa não ser o mais compatível com nossa realidade e costumes. Para avaliarmos esses instrumentos de pesquisa é necessário aplicá-los com o auxílio do material de treinamento que contém vídeos e tabelas para facilitar o entendimento e aplicação da escala. Essa fase do trabalho está em andamento. Com o material em mãos e instituição escolhida, passamos a pontuar as tabelas de forma criteriosa a partir das observações realizadas dentro de cada turma da referida instituição. Cada item da subscala deve ser pontuado com escores de 1 a 7, sendo 1 inadequado e 7 excelente. Após essa fase, abriremos debate para analisar e discutir os resultados da escala, juntamente com os professores para assim respondermos às perguntas iniciais deste projeto.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferreira, L. da S., Martins da Silva, N., & Oliveira de Lima, A. E. (2017). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5024. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30048
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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