CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL.
Resumo
Pretende-se nesse estudo criar uma base para compreender a situação de trabalho dos professores das instituições de ensino superior no Brasil através da apresentação e análise dos dados da evolução dessas instituições entre os anos de 2005 e 2015. Tais dados foram obtidos através da página na internet do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), sendo eles o número de instituições, número de cursos, matrículas, funções docentes, regime de trabalho e corpo técnico administrativo. Comparando-se os dados censitários, entre os anos de 2005 e 2015, observa-se que o número de instituições de ensino superior cresceu 9,2%, o número de cursos 57,0%, matrículas 49,0%, funções docentes 31,0% e corpo técnico administrativo 55,0%. Analisando-se esse comportamento nas regiões do país com maior e menor taxa de crescimento, tem-se em relação ao número de instituições, o Norte com 22,9% e o Centro-Oeste com 0,43%, em relação ao número de cursos, o Nordeste com 72,9% e o Sul com 39,4%, nas matrículas temos o Nordeste com 122,0% e o Sul com 20,8%, em relação ao número de funções docentes temos o Norte com 72,3% e o Sudeste com 18,5% e no corpo técnico administrativo temos o Nordeste com 85,8% e o Sudeste com 43,6%. Outras comparações a respeito dos dados são apresentadas a partir do confronto entre a diferença de realidades entre o setor público e privado da educação superior brasileira. Conclui-se que houve um aumento dos recursos das IES em todo o território brasileiro, porém, a intensidade desse aumento variou de região para região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferreira, I. G., & Darc de Oliveira, J. (2017). CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5025. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30049
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.