CONSTRUÇÃO DE LUGARES NO BAIRRO PACHECO: GUIA PRÁTICO PARA A COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Autores

  • Thaylane Saraiva Ferreira
  • Thallys Paulo Silva Biserra
  • Vitor Vieira Araújo
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

O projeto de extensão Construção de Lugares nos Espaços Públicos do Bairro Pacheco em Caucaia, realizado pelo Varal - Laboratório de Iniciativas em Design Social, tem como objetivos principais a regeneração, ressignificação e construção dos espaços públicos do bairro, através de ações realizadas juntamente à comunidade, incentivando o olhar crítico e questionador sobre o uso do espaço público e sua potencialidade. Esse trabalho começou com um levantamento de informações e mapeamento de lugares a serem trabalhados, em seguida foi feita uma parceria com a escola pública local de ensino fundamental. Para se realizar os projetos de melhoria, o primeiro passo foi definir o objetivo do projeto de construir lugares e o sentido de pertencimento local, que direciona o foco da equipe envolvida. No processo, foi feita a coleta de dados e mapeamentos de maneira estruturada por meio da pesquisa-ação. Como novos dados devem ser ainda coletados temos como intenção estudar e aplicar o ciclo PDSA que é: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Study – (estudar, agir) –Act (Agir), elaborar um guia prático de coleta e análise de dados, que será trazido para o Varal como proposta metodológica ao projeto Construção de Lugares no bairro Pacheco. Como resultado pretendemos aplicar esta metodologia no projeto supracitado, verificar sua eficácia em relação aos outros métodos já utilizados e a possibilidade de aplicá-la também nos outros projetos vinculados ao laboratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ferreira, T. S., Silva Biserra, T. P., Araújo, V. V., & Vieira E Silva, A. L. dos S. (2017). CONSTRUÇÃO DE LUGARES NO BAIRRO PACHECO: GUIA PRÁTICO PARA A COLETA E ANÁLISE DE DADOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5031. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30055

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica