CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA COLETA DE DADOS DOS EVENTOS ADVERSOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ANOMALIAS VASCULARES COM BETA-BLOQUEADORES.

Autores

  • Lorena Karla Estevam da Silva
  • Paula Maria Pereira Freire
  • Francisco Hélder Cavalcante Félix
  • Juvenia Bezerra Fontenele
  • Juvenia Bezerra Fontenele

Resumo

Os pacientes pediátricos portadores de hemangiomas e outras anomalias vasculares são tratados cada vez mais farmacologicamente, com medicamentos recentemente introduzidos. Entre estes destacam-se os beta-bloqueadores, cuja eficácia no tratamento de hemangiomas infantis já foi exaustivamente demonstrada. Até o momento, inexistem apresentações apropriadas para a faixa etária pediátrica e para a indicação utilizada. Dessa forma, o uso clínico de beta-bloqueadores em pediatria para o tratamento de hemangiomas continua baseando-se na adaptação e uso off-label (não padronizado) de apresentações apropriadas para a faixa etária adulta. O intuito deste projeto é avaliar a ocorrência de eventos adversos atribuíveis à medicação (EAM) anotados em prontuários de pacientes. Criamos um formulário web para a coleta de dados na plataforma “Formulários Google”. A coleta de dados dos prontuários é realizada através deste formulário. As informações extraídas dos prontuários são armazenadas e transferidas para um banco de dados, a partir do qual é feita a análise. A coleta de dados foi realizada após treinamento da acadêmica com o formulário, para se familiarizar com a ferramenta. Todo o processo ocorre online, direto para a nuvem, através de acesso via computador, tablet ou smartphone. A segurança do acesso e do banco de dados se dá em várias camadas. Dessa forma, é garantido que os dados pessoais armazenados e a integridade do banco permaneçam protegidos, mesmo que as informações obtidas sejam posteriormente publicadas. A presença de um evento suspeito de ser um EAM deve ser verificada através de uma abordagem por gatilhos pré-definidos. A causalidade dos eventos suspeitos anotados deve ser avaliada através do critério de Naranjo. A estatística será realizada utilizando a linguagem de programação R. O projeto já foi iniciado, porém ainda está em fase de andamento, tendo como resultados, até o momento, a construção do formulário eletrônico e o treinamento da bolsista para uso do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Estevam da Silva, L. K., Pereira Freire, P. M., Cavalcante Félix, F. H., Fontenele, J. B., & Fontenele, J. B. (2017). CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA COLETA DE DADOS DOS EVENTOS ADVERSOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ANOMALIAS VASCULARES COM BETA-BLOQUEADORES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5032. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30056

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica