CONSULTA PÓS-TRANSPLANTE DE MEDULA-ÓSSEA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: O transplante de medula óssea ou células-tronco hematopoiéticas é uma modalidade de tratamento que tem como objetivo restabelecer a função medular e imune. Após o transplante é necessário um acompanhamento multidisciplinar rígido e contínuo de todos os pacientes durante muito tempo. A enfermagem nesse processo tem sua importância no acompanhamento e educação dos pacientes. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes na consulta pós-transplante de medula-óssea. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, obtido a partir da experiência de acadêmicos da Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (LAET) em consultas de enfermagem pós-transplante durante o período do primeiro semestre de 2017. RESULTADOS: A consulta pós-transplante é composta por medicina e enfermagem, e se necessário o paciente é encaminhado para outra especialidade. Esta inicia-se com a verificação de sinais vitais como: pressão arterial, saturação de oxigênio, frequência cardíaca e respiratória e peso. Além disso são coletadas as informações sobre os medicamentos utilizados e sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Após essa fase o paciente vai para o consultório onde são realizados os exames físicos, análise de exames laboratoriais, atualização de receita e orientações acerca do seu autocuidado. Estas orientações são exclusivas da enfermagem. CONCLUSÃO: É perceptível que os cuidados ao paciente transplantado de medula óssea é de extrema necessidade e que uma atenção individualizada e multidisciplinar, a partir de uma dinâmica de serviço organizada, é essencial para que o tratamento possa obter sucesso e o usuário tenha uma melhor qualidade de vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mendes Andrade, A. L., Maia da Silva, A. C., Lima, C. A., Gurgel Passos Gomes, L. M., Gonçalves de Oliveira, N., & Freire de Aguiar, M. I. (2017). CONSULTA PÓS-TRANSPLANTE DE MEDULA-ÓSSEA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5033. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30057
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.