CONSULTORIA EM SEGURANÇA ALIMENTAR PARA COMERCIANTES DE COMIDA DE RUA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Resumo
A falta de conhecimento de comerciantes de alimentos, sobre os perigos que a manipulação incorreta destes produtos pode trazer aos consumidores, é um dos principais fatores pelos quais a contaminação de alimentos de rua ainda é um problema tão recorrente. Em boa parte dos casos, as áreas de vendas apresentam infraestruturas inadequadas e pouco acesso a água potável, aumentando os riscos destes servirem como veículos de doenças. A ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) é cada vez maior; diante disso, torna-se fundamental que os comerciantes de comida de rua sejam bem informados sobre os riscos que a manipulação inadequada de alimentos pode trazer aos consumidores. A consultoria torna-se, então, um recurso viável para instruir os comerciantes sobre as várias formas de evitar a contaminação destes produtos, através de boas práticas de higiene e segurança alimentar. Diante do exposto, este projeto tem o objetivo de informar boas práticas de higiene visando reduzir os riscos de doenças transmitidas por patógenos, pela manipulação inadequada destes alimentos. Uma abordagem aos comerciantes foi feita, recolhendo dados dos mesmos, através de um checklist elaborado com base na Resolução RDC nº 216/2004. Os procedimentos tiveram o intuito de promover a orientação sobre o manuseio seguro dos alimentos, com isso, além de fomentar a redução de riscos de contaminação, também motiva um aumento na confiabilidade dos clientes em relação aos comerciantes de alimentos de rua. Apesar de uma pequena parcela dos comerciantes se mostrar relutante quanto as mudanças, a maioria dos estabelecimentos apresentou resultados satisfatórios ao final da avaliação. Sendo assim, a segurança alimentar corresponde a um importante diferencial no comércio de comidas de rua. Causou grande impacto para os comerciantes, pois os resultados obtidos foram satisfatórios e ao final, o projeto conseguiu uma melhoria significativa no quesito segurança alimentar nos estabelecimentos orientados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Peixoto da Silva, L., Veras de Sousa, Átila P., Mazza Siqueira Freire, D. S., Monteiro, M. R., Pedrosa da Silva, I., & Torres, L. B. de V. (2017). CONSULTORIA EM SEGURANÇA ALIMENTAR PARA COMERCIANTES DE COMIDA DE RUA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5034. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30058
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.