CONTRIBUIÇÃO DE UM CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA PARA A QUALIFICAÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO
Resumo
INTRODUÇÃO: O estudo na área de Escrita Científica tem se tornado bastante relevante no meio acadêmico, pois a produção de textos, artigos e resumos oferece a oportunidade de expandir o conhecimento e crescer acadêmica e profissionalmente. Os alunos da graduação que ainda tem pouco contato com a leitura de textos científicos enfrentam algumas dificuldades para a produção de trabalhos com essa finalidade, principalmente no início da graduação. Cursos que abordem essa temática podem servir como uma estratégia de ensino-aprendizagem eficaz para a disseminação de conhecimento entre os alunos. OBJETIVO: Relatar a experiência de um curso de Escrita Científica na visão do discente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a participação discente em um curso de Escrita Cientifica, com carga horária de 64h, sendo 12h/a teórica e presencial e 52h/a teórico-prática e virtual, disponível através da Plataforma Moodle. A cada semana o aluno deveria desenvolver uma atividade proposta sobre a temática da aula e submetê-la na plataforma virtual, na qual o tutor responsável pela correção oferecia a retroalimentação da mesma. O tutor tinha como função acompanhar e orientar a produção acadêmica do participante. RESULTADOS: A participação no curso proporcionou uma contribuição significativa na formação acadêmica, além de incentivar o interesse crescente na área de Escrita Científica e a produção de trabalhos capazes de disseminar informações relevantes para a prática profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência proporcionada pelo curso de Escrita Científica contribui para a qualificação de alunos na produção de trabalhos científicos, ajudando-o a aprimorar e desenvolver suas habilidades para a escrita, bem como escolher uma temática de interesse para abordar durante o período da graduação e oferecer a oportunidade de trabalhar em uma modalidade de ensino semipresencial por meio da utilização de novas tecnologias de informática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cavalcante, L. de O., Lopes, L. G., Batista Oriá, M. O., Rocha Teles, L. M., & Moreira Vasconcelos, C. T. (2017). CONTRIBUIÇÃO DE UM CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA PARA A QUALIFICAÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5038. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30062
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.