CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO SORGO
Resumo
O sorgo é uma planta que pertence à família Poaceae, dentre os vários tipos de sorgos existe o sorgo biomassa que é considerado uma fonte renovável de energia. A planta possui muitas folhas, caule fibroso e chega a mais de cinco metros de altura. A capacidade do sorgo de fornecer energia, que é medida pelo poder calorífico superior, chega a 4.000 kcal/kg de matéria seca, valor considerado alto para os estudos energéticos. Outras vantagens são o plantio feito por sementes e a possibilidade do uso do grão para produção de ração animal. No entanto, um dos principais problemas na cultura do sorgo tem sido o manejo das plantas daninhas que tem sido dificultado pela falta de herbicidas seletivos. Diante disso, o objetivo deste estudo será avaliar o comportamento de duas cultivares de sorgo biomassa submetidas a diferentes manejos de plantas daninhas, no experimento foram utilizados tratamentos individuais e compostos: Sulfentrazona (0,6 kg i.a /ha), flumioxazina (125 g i.a /ha), betazona (1,2 L/ha), nicosulfuron (1,2 L/ha), sulfentrazona + flumioxazina (0,3 kg i.a /ha + 62,5 g i.a /ha), sulfentrazona + bentazona (0,3 kg i.a /ha + 0,6 L/ha), sulfentrazona + nicosufuron (0,3 kg i.a /h + 0,6 L/ha), flumioxazina + bentazona (62,5 g i.a /ha + 0,6 L/ha), flumioxazina + nicosulfuron (62,5 g i.a /ha + 0,6 L/ha), betazona + nicosulfuron (0,6 + 0,6 L/ha), capina e ausência de controle. O experimento foi realizado em uma área experimental do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da Universidade Federal do Ceará na cidade de Fortaleza-CE, conduzido em delineamento experimental em blocos casualizados em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Serão realizadas análises morfológicas e fisiológicas ao longo do desenvolvimento da cultura, no fim do ciclo análises de produtividade da cultura. Os dados obtidos serão submetidos a estudo estatístico com análise de variância e teste de comparação de média.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Fernandes da Silva, L., & Farias Sales, J. A. (2017). CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO SORGO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5041. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30065
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.