CRESCIMENTO DE ALGODÃO E MILHO SOB ESTRESSE SALINO E ADUBAÇÃO NITROGENADA
Resumo
A salinidade é um dos fatores que afetam o desenvolvimento de diversas culturas, principalmente as que se encontram no semiárido do Nordeste brasileiro. Um dos problemas do alto nível de sais no solo é a redução na absorção de água e de nutrientes do solo, entre eles o nitrogênio. Dessa forma, o objetivo do experimento foi avaliar os efeitos de salinidade e das doses de N sobre o crescimento – altura, diâmetro e número de folhas - das plantas de milho (moderadamente sensível à salinidade) e algodão (tolerante à salinidade). O experimento foi instalado em casa de vegetação na área da Estação Meteorológica da Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus do Pici, Fortaleza – Ceará. O estudo foi realizado empregando-se o delineamento em blocos casualizados (DBC), no esquema de parcelas sub-subdivididas, tendo nas parcelas as duas culturas (milho e algodão), nas subparcelas os níveis de salinidade da água de irrigação (0,5; 2,0; 4,0 e 6,0 dS m-1) e nas subsubparcelas três doses de nitrogênio (140, 100 e 60% do valor recomendado para cada cultura), totalizando 24 tratamentos com quatro repetições, totalizando 96 unidades experimentais em colunas de solo de 1 m de comprimento. As médias das variáveis analisadas não diferiram significativamente do tratamento controle para as plantas irrigadas com água de CE de 2,0 dS.m-1, enquanto os maiores níveis de salinidade provocaram reduções significativas para ambas as culturas. As doses de N 100 e de 140% da recomendação provocaram as melhores respostas para o diâmetro e o número de folhas. Apesar disso, mesmo a dose de 140% de N não foi capaz de atenuar os efeitos de uma CEa de 6,0 dS.m-1 sobre o crescimento das plantas de milho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Monteiro da Costa Bezerra, B. G., Cruz de Oliveira, A., Rocha Neves, A. L., Ribeiro, A. de A., Feitosa de Lacerda, C., & Feitosa de Lacerda, C. (2017). CRESCIMENTO DE ALGODÃO E MILHO SOB ESTRESSE SALINO E ADUBAÇÃO NITROGENADA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5046. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30070
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.