CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA DA UFC: FORMAÇÕES ACADÊMICAS EM DISCUSSÃO!

Autores

  • Victor Hugo Lemos Lima
  • Francisco Bruno Queiroz Domingos
  • Maria do Ceu De Lima

Resumo

No projeto foram desenvolvidas análises sobre os perfis formativos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da UFC. O objetivo em causa é colaborar no processo de reformulação que vem sendo desenvolvido pelos NDE e Colegiado da Coordenação dos Cursos de Geografia (COORDGeo). Sob a égide da pesquisa documental, a metodologia escolhida priorizou, na etapa 2016, analisar as ementas do conjunto de disciplinas dos currículos vigentes que balizam os procedimentos administrativo-acadêmicos no SIGAA. Com o trabalho realizado pode-se notar, que no 1º “Plano de Curso - 0000.1 do ano 2000” (“só existe a grade curricular”) e nos PPC versões 2005 e 2013, que as concepções geográficas mais gerais permaneceram; as mudanças curriculares são percebidas com acréscimos de novas disciplinas e mudanças de cargas horárias (CH), por exigência da legislação educacional e/ou surgimento de novas temáticas. Na etapa 2017, passou-se a buscar compreender os interesses e possibilidades efetivadas para o cumprimento das CH exigidas para o aprimoramento de habilidades profissionais, tendo em vista a necessidade do cumprimento de atividades complementares de graduação (ACG) como componente curricular (Res.07/2005, do CEPE). Foram analisados 88 pareceres de certificação de ACG, arquivadas na COORDGeo, referente aos anos 2015, 2016 e 1º semestre de 2017. A partir deles foram sistematizadas informações sobre atividades realizadas e CH atribuídas. Notadamente ficou estabelecido que licenciandos e bacharelandos fizeram “escolhas” que priorizaram participação em eventos (maior quantidade de atividades realizadas mas com no máximo de 16h computadas), programas (bolsistas de monitoria, pesquisa, extensão), produção técnica-cientifica e experiências profissionais; em pequena proporção foram as atividades ligadas a Cultura e Esportes. A continuidade da busca pelas razões dessas “escolhas” dos discentes para as ACG indicará bons subsídios para a rediscussão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lemos Lima, V. H., Queiroz Domingos, F. B., & Lima, M. do C. D. (2017). CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA DA UFC: FORMAÇÕES ACADÊMICAS EM DISCUSSÃO!. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5052. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30076

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica