DAR VISIBILIDADE A EDUCAÇÃO (FÍSICA) COMO ÁREA DE CONHECIMENTO DO CORPO
Resumo
Introdução: O Corpo é fonte de vida e de debates. Desde os primórdios até a contemporaneidade, existem várias perspectivas em torno das reflexões da existência humana (corporal). Têm perspectivas que pronunciam a inferioridade do corpo, como cárcere e matéria; outras defendem o corpo como objeto mecanizado e fragmentado em partes. Na contemporaneidade há várias áreas de conhecimento que estudam o Corpo para além da dimensão material. O Corpo que é multifacetado, que se expande para além dos enquadramentos sociais ou teóricos. O presente relato de experiência defende que a Educação Física, como área de conhecimento, precisa extrapolar os estigmas sociais e acadêmicos nos estudos do Corpo Humano, estigmas esses que minimizam a área de atuação profissional, menosprezando a atuação dos que se dedicam a essa área de estudos. O meu relato se dará a partir de minhas experiências no Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser (LEPSER) no IEFES – UFC. Objetivo: O intuito deste trabalho é dar visibilidade as várias possibilidades de abordagem que a Educação Física pode ter. Isso fica visível por intermédio dos projetos que estão sob a coordenação da professora Tatiana Passos Zylberberg, “De Corpos no Mundo” (que é uma exposição na qual os participantes interagem com obras de olhos vendados), “Conecte e Crie” (que incentiva jovens universitários a produção de multilinguagens) e “Mulheres e Novelos” (que esclarece e acolhe mulheres com endometriose). Conclusão: Minha participação no LEPSER iniciou pelas leituras sobre “identidade e diferença” (SILVA, 2000) “Nu e vestido” (GOLDENBERG E RAMOS, 2007), que me levaram a pensar o Corpo como estrutura simbólica, que permeia todo o campo sociocultural. Os diálogos entre as leituras e experiências que tive abriram novas perspectivas de estudos dentro da Educação física, que irão reverberar não só no âmbito acadêmico e profissional, mas também no aspecto pessoal, na minha atuação social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves dos Santos, M., & Zylberberg, T. P. (2017). DAR VISIBILIDADE A EDUCAÇÃO (FÍSICA) COMO ÁREA DE CONHECIMENTO DO CORPO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5055. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30079
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.