DESAFIOS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS À INOVAÇÃO NO BRASIL
Resumo
A inovação favorece ambiente para a sociedade usufruir de bens e serviços aperfeiçoados ou novos, que viabilizam melhor qualidade de vida para as pessoas e retorno positivo para as empresas. Investir em inovação é incentivar este processo. Portanto, é relevante estudar quais são os desafios em se conseguir o capital necessário para a inovação. O presente artigo objetiva identificar esses desafios da captação de recursos para a inovação no Brasil, mapeando as formas disponíveis de levantamento de capital, as competências necessárias, e também comparando os desafios presentes no Brasil e Estados Unidos, um dos países com maior investimento em inovação. Esse estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando o estudo observacional de uma narrativa fílmica, partindo-se da análise de uma produção fílmica que possui similaridade com a realidade, e também em revisão bibliográfica. O desafio central identificado é a percepção da viabilidade da inovação por parte do investidor. Apesar das diversas opções disponíveis de oferta de capital, a captação somente acontece quando o investidor acredita no potencial da inovação. O inovador precisa de competências para ser percebido e influenciar o mercado, além de ser criativo, saber trabalhar em equipe e ser inovador constantemente. O Brasil vem ampliando investimentos em inovação, porém, ainda bem abaixo do volume norte americano. A tendência é o uso de capital de risco apoiado nas universidades, e parcerias entre publico e privado, para maior segurança dos investidores e apoio a disseminação da inovação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Russo Daniel, R. L., & Amorim Soares de Alcantara, S. R. (2017). DESAFIOS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS À INOVAÇÃO NO BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5058. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30082
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.