DESCARTE DE MEDICAMENTOS PELO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: ESCLARECIMENTOS, INFORMAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RECOLHIMENTO.
Resumo
O descarte inadequado de medicamentos representa um meio evitável de entrada desses poluentes no meio ambiente. Projetos de recolhimentos de sobras de medicamentos da população há décadas estão consolidados em países como Suécia, França, Canadá, Austrália e Reino Unido, e mais recentemente têm sido implantados em alguns estados brasileiros. Os benefícios desse tipo de iniciativa têm sido reconhecidos pela comunidade científica, no que diz respeito tanto à prevenção de impacto ao meio ambiente quanto à saúde da população. Programas de coleta e descarte apropriado de medicamentos não só ajudam a diminuir a carga de poluição por fármacos como também propiciam à população uma oportunidade de descartar seus medicamentos de uma forma ambientalmente segura, de modo que medicamentos desnecessários não fiquem acumulados nas residências, o que ajuda a evitar acidentes de intoxicação por fármacos, desvio de medicamentos controlados e uso indevido de medicamentos, além de criar oportunidade de se avaliar a adesão do paciente ao tratamento, os motivos para o descarte dos medicamentos e busca de eventos adversos O objetivo deste trabalho é realizar campanhas educativas e criar um ponto de coleta na Farmácia Escola da UFC. Serão utilizados coletores ecológicos feitos de madeira a partir do plástico reciclado, com suas instalações na Farmácia Escola, informando a população dos critérios para a devolução de seus medicamentos. As campanhas educativas serão realizadas em praças públicas com grande circulação de pessoas. O recolhimento desses resíduos será realizada por incineradora responsável. O resultado desse trabalho irá nos informar o passivo de medicamentos guardados nas residências, bem como realizar estudos farmacoeconômicos sobre o descarte de medicamentos e a sua implantação em outras Farmácias pelo município de Fortaleza.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Jeane da Silva, M., Freitas da Silva, T., & Capistrano Goncalves de Oliveira, C. L. (2017). DESCARTE DE MEDICAMENTOS PELO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: ESCLARECIMENTOS, INFORMAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RECOLHIMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5060. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30084
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.