DESENVOLVIMENTO DE PÃES TIPO FORMA ADICIONADOS DE POLPA DE MANGA LIOFILIZADA
Resumo
O pão consiste em um dos alimentos mais consumido no mundo e por toda as classes sociais. Entretanto, consiste em um produto de baixo valor nutricional, rico em carboidratos e pobre em componentes bioativos. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo a utilização de subproduto da manga (var. Tommy Atkins) na produção de pães de forma, em virtude de suas características nutricionais, visando assim o enriquecimento do produto final. Foram desenvolvidas três formulações de pão de forma, com percentuais de polpa de manga liofilizada 5% (F1), 10% (F2), 15% (F3). As amostras foram avaliadas com relação a qualidade por meio das análises de volume específico, densidade, índice de expansão, otimização fermentativa, colorimetria e estrutura do miolo. Os resultados foram analisados estatisticamente através de análise descritiva, análise de variância (ANOVA) e regressão. As modificações mais significativas foram verificadas na cor da casca e do miolo. Os resultados revelaram que houve redução no volume específico de forma progressiva à adição da polpa de manga liofilizada, bem, como, de forma geral, redução nas propriedades expansivas da massa. Este resultado corrobora com os possíveis danos à rede de glúten ocasionados por essa adição. Contudo, apesar de não ter sido adicionado açúcar na formulação, a levedura utilizou o açúcar remanescente da fruta e o volume específico apresentou valores satisfatórios, próximos ou acima de 2,00 mL/g.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima de Oliveira, L., Frota, M. M., Medeiros Theóphilo Galvão, A. M., & Zambelli, R. A. (2017). DESENVOLVIMENTO DE PÃES TIPO FORMA ADICIONADOS DE POLPA DE MANGA LIOFILIZADA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5072. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30096
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.