DIFUSÃO DA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS

Autores

  • Yanna Mercy Dutra Mendes
  • Jose Renato de Oliveira Cesar

Resumo

É de conhecimento mundial que cada vez mais é preciso dar bastante atenção para o meio ambiente, embora infelizmente as iniciativas neste sentido ainda sejam modestas e insuficientes. O Projeto Aquares é uma iniciativa cadastrada na PREX/UFC e congrega discentes de vários cursos como engenharia de pesca, oceanografia e biologia, com o objetivo de despertar o interesse em educação ambiental para crianças do ensino fundamental de escolas do município de Fortaleza, utilizando metodologias lúdico-pedagógicas como o aquarismo nas escolas. Uma das atividades do projeto consiste na aplicação de um questionário semi-estruturado e padronizado para as crianças e professores, no intuito de fazer um diagnóstico sobre o nível de conhecimentos destes sobre a temática ambiental. Posteriormente são realizadas várias atividades como palestras expositivas, exposição de animais, oficinas práticas, e ao final, aplica-se novamente o mesmo questionário para comparar se houve mudanças nas respostas. Pôde-se observar uma considerável mudança na percepção das crianças quanto ao meio ambiente e em como elas deveriam cuidar dele. Além disso, elas obtiveram um pouco mais de conhecimento sobre algumas espécies de peixes e outros animais aquáticos. A partir dessa experiência, pode-se concluir que o projeto é efetivo, e embora não haja realmente como sabermos se todas essas crianças levarão essa prática para a vida toda, o percentual das que irão certamente será positivo, já que, de acordo com inúmeros estudos, o que se aprende na primeira infância fica “gravado” na memória das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Dutra Mendes, Y. M., & Cesar, J. R. de O. (2017). DIFUSÃO DA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5087. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30111

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica