DIFUSÃO DA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS
Resumo
É de conhecimento mundial que cada vez mais é preciso dar bastante atenção para o meio ambiente, embora infelizmente as iniciativas neste sentido ainda sejam modestas e insuficientes. O Projeto Aquares é uma iniciativa cadastrada na PREX/UFC e congrega discentes de vários cursos como engenharia de pesca, oceanografia e biologia, com o objetivo de despertar o interesse em educação ambiental para crianças do ensino fundamental de escolas do município de Fortaleza, utilizando metodologias lúdico-pedagógicas como o aquarismo nas escolas. Uma das atividades do projeto consiste na aplicação de um questionário semi-estruturado e padronizado para as crianças e professores, no intuito de fazer um diagnóstico sobre o nível de conhecimentos destes sobre a temática ambiental. Posteriormente são realizadas várias atividades como palestras expositivas, exposição de animais, oficinas práticas, e ao final, aplica-se novamente o mesmo questionário para comparar se houve mudanças nas respostas. Pôde-se observar uma considerável mudança na percepção das crianças quanto ao meio ambiente e em como elas deveriam cuidar dele. Além disso, elas obtiveram um pouco mais de conhecimento sobre algumas espécies de peixes e outros animais aquáticos. A partir dessa experiência, pode-se concluir que o projeto é efetivo, e embora não haja realmente como sabermos se todas essas crianças levarão essa prática para a vida toda, o percentual das que irão certamente será positivo, já que, de acordo com inúmeros estudos, o que se aprende na primeira infância fica “gravado” na memória das pessoas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Dutra Mendes, Y. M., & Cesar, J. R. de O. (2017). DIFUSÃO DA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5087. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30111
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.