DIFUSÃO E ACESSO DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DO MEMORIAL DA UFC UTILIZANDO A NORMA BRASILEIRA DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA (NOBRADE)

Autores

  • Paloma Silva Maranhao
  • Carlos Augusto Andrade dos Santos
  • Marcela GonÇalves Teixeira

Resumo

O trabalho que está sendo desenvolvido no Memorial da UFC, consiste em analisar, organizar, descrever, arranjar e disponibilizar o acervo pessoal do fundador da Universidade Federal do Ceará, Antônio Martins Filho. Esse acervo é composto por documentos de suporte textual subdivididos por assuntos pessoais e institucionais. O estudo do acervo é centrado nas funções e princípios da Arquivologia. Busca universalizar através de uma linguagem única e viabilizar o acesso à informação com o auxílio de normas de descrição arquivística. Os documentos de arquivo seguem a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), instrumento de pesquisa que busca facilitar o acesso a documentos permanentes, ou seja, aqueles que serão mantidos no acervo por possuírem valor secundário, isto é, possuem um valor atribuído em função do interesse que possa ter para a instituição ou a pessoa física produtora, parafraseando a definição que o Arquivo Nacional disponibilizou em 2005. Devido a importância do conteúdo informacional do acervo do Memorial da UFC que corroboram com a história, memória e patrimônio universitário, há um crescente número de pesquisadores e a sociedade em geral interessada nessa documentação. Surge então a necessidade da adoção de metodologias arquivísticas adequadas para ampliar o seu acesso e publicizar sua relevância histórico-cultural além de administrativa. O desenvolvimento do projeto de descrição arquivística do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC) assume uma posição de relevância local, brasileira e internacional uma vez que está sendo desenvolvido com base documental produzida por reitores da UFC, principalmente do reitor-fundador, professor Antônio Martins Filho. Dessa forma, o Memorial da UFC está tratando esses documentos com técnicas arquivísticas adequadas contribuindo para que as produções acadêmicas sejam desenvolvidas com maior qualidade e que a busca, recuperação e o acesso a esses documentos aconteçam de forma rápida e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Maranhao, P. S., Andrade dos Santos, C. A., & Teixeira, M. G. (2017). DIFUSÃO E ACESSO DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DO MEMORIAL DA UFC UTILIZANDO A NORMA BRASILEIRA DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA (NOBRADE). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5088. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30112

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica