DIGITALIZAÇAO DO BANCO DE DADOS, IDENTIFICAÇAO E TOMBAMENTO DE LOTES DA COLEÇÃO CARCINOLÓGICA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR (LABOMAR)

Autores

  • Vitoria Regia Goncalves de Sousa
  • Luis Ernesto Arruda Bezerra

Resumo

Atividades de curadoria são imprescindíveis para a existência de coleções taxonômicas, por incluir práticas de manutenção, organização, identificação e obtenção de exemplares, além de ser responsabilidade do curador definir a finalidade da coleção. A coleção carcinológica do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR, iniciada na década de 1960 pelo prof. José Fausto Filho, teve suas atividades de curadoria interrompidas por mais de 30 anos, ocasionando grandes perdas à coleção. Desde a retomada da curadoria em 2016, iniciou-se um processo de reorganização e requalificação da coleção que no momento possui 31 famílias de crustáceos distribuídas em 281 lotes, dos 704 deixados pelo prof. Fausto Filho, devidamente identificados e tombados, registrados no Livro de Tombo aberto em 2016. Mesmo com a perda de 423 lotes ao longo desses 30 anos de inatividade, por meio do trabalho de reorganização da coleção carcinológica foram localizadas as séries-tipos das espécies Brachycarpus holthuisi, Palaemon paivai, Callinectes affinis, Pagurus limatulus e Neogonodactylus moraisi descritas pelo prof. Fausto Filho, material de suma importância para confirmação e validação de espécies que venham a ser encontradas, além de serem relevantes em estudos comparativos de anatomia e filogenia. Para o trabalho iniciado em 2017, as atividades de curadoria supracitadas continuam a ser realizadas, e novas atividades foram iniciadas e divididas em três etapas: a digitalização do Livro de Tombo, a fim de tornar prática à localização de lotes na coleção; o tombamento de lotes já identificados; e a identificação de espécies, para assim ampliar o material existente na coleção de crustáceo. Todos os 704 lotes presentes no livro de tombo já foram digitalizados e os lotes identificados estão em processo de tombamento. No momento, as espécies presentes na coleção e ainda não identificadas estão passando pelo processo de identificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Goncalves de Sousa, V. R., & Arruda Bezerra, L. E. (2017). DIGITALIZAÇAO DO BANCO DE DADOS, IDENTIFICAÇAO E TOMBAMENTO DE LOTES DA COLEÇÃO CARCINOLÓGICA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR (LABOMAR). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5089. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30113

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica