DIGITALIZAÇÃO DE ARQUIVOS ADMINISTRATIVOS MUSEOLÓGICOS - IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO E DO ARMAZENAMENTO DIGITAL
Resumo
Este trabalho tem por objetivo expor a experiencia e aprendizagem sobre a gestão e preservação digital desenvolvidas pela aluna do curso de história da Universidade Federal do Ceará. A finalidade do trabalho é mostrar as contribuições desenvolvidas pela bolsista no Arquivo do MAUC, local onde está auxiliando nas atividades administrativas. O Museu de Arte foi regularmente instituído em 1961. Na ocasião realizou-se a Exposição comemorativa de instalação em 25 de junho do mesmo ano, onde foram mostradas várias, obras como: pinturas, esculturas entre outros. A atividade direcionada à preservação da memória institucional do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC, está diretamente ligada à área de atuação acadêmica, em seu contexto maior: preservar a memória do museu é também resguardar a história. A atividade da bolsa, atualmente relacionada à preservação digital, esta associada a digitalização de documentos, uma tendência que o mundo globalizado vem acompanhado já há algum tempo. Nessa atividade os documentos são preparados para digitalização onde são utilizados scanners como ferramenta de captura das imagens. As imagens são tratadas uma a uma sendo descritas de acordo com o assunto que o documento traz e pela ordem cronológica - o que possibilita a compreensão da dimensão do trabalho realizado - e armazenadas em sistema online, através de processos de backup. Palavras-chaves: preservação digital, museu.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mota, T. da S., Souza de Oliveira, K., & Reis, A. F. de S. (2017). DIGITALIZAÇÃO DE ARQUIVOS ADMINISTRATIVOS MUSEOLÓGICOS - IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO E DO ARMAZENAMENTO DIGITAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5090. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30114
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.