DINÂMICA TEMPORAL DAS ATIVIDADES AGROPASTORIS EM ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A DESERTIFICAÇÃO (ASDS) NO CEARÁ
Resumo
Desertificação é definida como a redução ou perda da qualidade e da produtividade econômica de áreas áridas, semiáridas e sub-úmidas. Trata-se de um processo resultado de vários fatores, geralmente, divididos entre variações climáticas e atividades antrópicas. Registros indicam que o semiárido brasileiro se apresentava naturalmente favorável ao pastoril desde a época da ocupação pelos portugueses. Por tanto, em virtude das condições abióticas restritivas e do uso antrópico passado, esse ambiente tem sido historicamente vulnerável a desertificação. Em função disso, decidimos fazer um levantamento histórico do uso e ocupação da área em três microregiões do Ceará indicadas pela FUNCEME como áreas susceptíveis a desertificação (ASD). Para esse levantamento utilizamos, nessa primeira etapa, dados de atividade agrícola total e efetivo bovino disponíveis nos censos agropecuários do IBGE de 1975 a 2006. Em geral, registramos um aumento nas áreas agrícola nas décadas de 70 e 80, porém nos últimos 30 anos houve uma tendência de diminuição dessa atividade. O mesmo padrão foi observado para o efetivo bovino. Esses resultados de diminuição das atividades antrópicas contrastam com o aumento da severidade climática nesses locais. Assim, existe uma dualidade em relação a um possível aumento da degradação/desertificação dessas áreas: por um lado há diminuição da pressão antrópica, porém por outro as áreas tornaram-se mais secas. Embora ainda preliminares, nossos resultados nos permitem projetarmos o panorama econômico e ambiental futuro dessas áreas frente as possíveis mudanças climáticas. Uma vez consolidada essas informações poderemos modelar efetivamente o avanço da desertificação no semiárido brasileiro em função das variações climáticos e atividades agropastoris.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferreira, T. A., Silveira, C. T., Menezes, B. S., Souza, B. C., & Soares de Araujo, F. (2017). DINÂMICA TEMPORAL DAS ATIVIDADES AGROPASTORIS EM ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A DESERTIFICAÇÃO (ASDS) NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5092. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30116
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.