DISPOSITIVOS ESTRATÉGICOS DO DESIGN SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE LOCAL: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA
Resumo
Dispositivos estratégicos são entendidos no presente projeto de extensão como produtos de design que abrangem diferentes formas de materialização, por meio de peças gráficas, digitais, protótipos e outras aplicações. O intuito do uso destes dispositivos em uma comunidade específica no bairro Pacheco, em Caucaia, é proporcionar um sentido de pertencimento dos moradores em relação ao local. A estratégia é direcionada por meio de uma metodologia de pesquisa-ação, que parte de um envolvimento direto com os alunos do quinto ano do ensino fundamental da EEIEF Adriano Martins e da equipe do Varal - Laboratório de Iniciativas em Design Social em atividades cooperativas. Pretende-se que o bairro seja o foco de atenção das crianças e dos moradores, além de ser o objeto de pesquisa do Varal. São dois eixos de atuação, no primeiro é utilizado um processo cocriativo de ensino-aprendizagem na construção de um jogo colaborativo que contém o próprio bairro em sua temática, visual e comunicativa. O objetivo deste eixo é promover o auto reconhecimento dos moradores como agentes de transformação do bairro. O segundo pode ser entendido como um resgate cultural de sua história, por meio de entrevistas audiovisuais com a participação direta dos moradores mais antigos. Temos como intenção obter resultados tangíveis: o jogo finalizado e uma peça gráfica da história do bairro ilustrada pelas crianças da escola, além da edição e projeção das gravações das entrevistas no locais públicos do Pacheco. Esperamos que o processo cocriativo seja capaz de agregar significados afetivos e emocionais nos artefatos produzidos, como um resultado intangível.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cassimiro Costa, J. R., Cavalcante, L. dos S., Araújo, V. V., & Vieira E Silva, A. L. dos S. (2017). DISPOSITIVOS ESTRATÉGICOS DO DESIGN SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE LOCAL: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5093. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30117
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.