DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO GÊNERO EUGENIA, FAMÍLIA MYRTACEAE NO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
O gênero Eugenia é o mais rico dentre das Myrtaceae neotropicais, compreendendo cerca de 1000 espécies e com espécies que se distribuem nos diferentes domínios fitogeográficos do estado do Ceará. O objetivo do trabalho foi analisar áreas de ocorrência do gênero Eugenia no estado do Ceará, através de consulta aos herbários online e ao Herbário EAC, principalmente. Além disso, obter informações sobre a família Myrtaceae pode colaborar com estudos florísticos e biogeográficos do Nordeste setentrional brasileiro. A lista de espécies e a distribuição geográfica foram elaboradas através de consulta ao servidor Herbário virtual da Flora e dos Fungos- rede speciesLink e consulta ao Herbário EAC, da Universidade Federal do Ceará, analisando onde há mais áreas de coleta no estado. Uma das espécies com maior ocorrência é a E. punicifolia, popularmente conhecida como cereja-do-cerrado. Outra espécie recorrente é E. flavescens, que foi coletada em alguns municípios como Ubajara, Crateús e Novo Oriente, essa espécie é conhecida por ter fruto lilás e flores brancas. Geralmente as espécies do gênero Eugenia são encontradas em lugares como a Serra de Ibiapaba, ou Serra das Flores, essa última se encontra no município de Viçosa do Ceará. O total de registros encontrado na rede speciesLink do gênero Eugenia, família Myrtaceae no estado do Ceará foi de 52 espécies, descritas principalmente em herbários localizados na região Nordeste.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Araujo Couto de Alencar, C. B., & Bunger, M. de O. (2017). DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO GÊNERO EUGENIA, FAMÍLIA MYRTACEAE NO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5097. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30121
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.