EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE CAMOMILA (CHAMOMILLA RECUTITA L.) NO DESENVOLVIMENTO DE BETTAS SPLENDENS.
Resumo
As plantas medicinais possuem substâncias ativas e, muitas vezes, o efeito sobre o organismo é desconhecido ou ignorado pelos usuários. A camomila é bastante conhecida e utilizada em virtude de suas propriedades antiinflamatória, antibacteriana, antimicótica, desestressante e protetora de mucosa. O cultivo de peixes ornamentais apresenta muitas dificuldades, como o estresse, facilitando o desenvolvimento de diversas doenças. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho e o comportamento de Betta splendens cultivados em diferentes concentrações de extrato aquoso de camomila. Foram utilizados 20 indivíduos, com peso inicial médio de 0,8905g e comprimento inical médio de 3,77cm, alocados em recipientes de 1 litro, em temperatura ambiente. Foi preparado um extrato por infusão em 200mL água usando 10g das inflorescências da camomila, submetendo em seguida ao processo de liofilização. Os animais foram alimentados com ração comercial com 35% de proteína bruta, durante 3 dias. Foram feitas gravações de vídeo para avaliar o comportamento dos indivíduos. O experimento foi dividido em 5 tratamentos, com 4 repetições cada, sendo eles: TC (tratamento controle), T1 (tratamento com 1% de extrato de camomila), T2 (com 3% de extrato de camomila), T3 (com 5% de extrato de camomila) e T4 (com 7% de extrato de camomila). Os indivíduos em T3 e T4 apresentaram batimento opercular mais lento e menor agitação corporal, em relação aos demais tratamentos. Os parâmetros peso e comprimento não apresentaram diferenças significativas dentre os tratamentos.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Araujo, L. G., Alves do Nascimento Filho, L. P., Oliveira de Andrade, J. S., Barbosa, F. das C. S., Lima dos Santos, B. G., & Cesar, J. R. de O. (2017). EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE CAMOMILA (CHAMOMILLA RECUTITA L.) NO DESENVOLVIMENTO DE BETTAS SPLENDENS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5109. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30133
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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